Inmet (Divulgação)
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta na manhã desta terça-feira (24) para as regiões Centro, Noroeste, Fronteira-Oeste e Metropolitana. O aviso sinaliza possibilidade de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 mm por dia, além de vento intenso que pode variar de 60 a 100 km/h, com queda de granizo.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A área em laranja no mapa, que inclui Santa Maria, está sob alerta de "Perigo" até as 15h de quarta-feira (25). Conforme o órgão, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
Já a Defesa Civil estadual renovou o alerta para chuva persistente, descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo na metade sul do Estado, que também englobam regiões como a Campanha e o Centro. O aviso é válido até as 20h desta terça-feira (24). A motivação é o ingresso de uma nova frente fria com possibilidade de inundações para o Rio Grande do Sul.
Segundo a BaroClima Meteorologia, Caçapava do Sul é o município da região com os maiores acumulados em 24h. Até o fim da manhã desta terça-feira (24), choveu 17 milímetros na cidade. Já Santa Maria, foi atingida por uma garoa fraca durante a madrugada. Confira aqui a previsão completa para a semana.
Risco de alagamentos
Com as previsões de chuvas fortes até esta quarta-feira (25), o órgão também emitiu alerta para algumas bacias - incluindo as da região - com risco de elevação de arroios e rios menores, com possíveis inundações e alagamentos urbanos. Estão inclusos cursos de água das bacias Butuí-Icamaquã, Ibicuí, Quaraí, Santa Maria, Negro, Vacacaí-Vacacaí Mirim, Baixo Jacuí, Camaquã, Mirim-São Gonçalo e Litoral Médio.
A previsão de chuva pode passar da marca dos 300 milímetros na campanha e no sul do Estado, valor considerado alto para esta época do ano.
Avisos da Defesa Civil
Moradores podem se cadastrar para receber os alertas da Defesa Civil do RS. Basta enviar o CEP da sua residência por SMS para o número 40199.
A orientação é que em caso de emergência seja feito contato pelo telefone 190 (Brigada Militar) ou 193 (Corpo de Bombeiros). Caso seja surpreendido pelo tempo severo, busque abrigo. Se estiver em casa, feche bem portas e janelas. Durante os temporais, retire da tomada os eletroeletrônicos. Abrigue animais e mantenha-os em segurança.